Suposto líder do Protectorado Lunda Tchokwe detido em Luanda

 

Luanda - O suposto líder do Movimento Protectorado Lunda Tchokwe, Zeca Mutchima, foi detido na manhã desta terça-feira, em Luanda, por efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC).

 

A detenção ocorreu na sequência do mandado emitido pelo magistrado do Ministério Público junto do SIC na província da Lunda Norte.

Segundo confirmou a Rádio Nacional de Angola (RNA) de fonte do SIC-Geral, no Bairro Popular, a detenção de Zeca Mutchima é resultante dos incidentes da rebelião registados em Cafunfo, em Cuango.

Zé Mutchima é arguido no processo-crime N° 111/2021, nos crimes de Rebelião e Associação de Malfeitores, cujos trâmites correm por competência territorial na província da Lunda Norte, onde será ouvido em torno da instrução preparatória do referido processo-crime.

Sobre o líder do Protectorado Lunda Tchokwe pesam suspeitas de envolvimento nos crimes de práticas de rebelião e de associação de malfeitores.

Na madrugada de sábado (30), a Polícia Nacional frustrou, na Lunda Norte, um acto de rebelião armada, protagonizado pelo denominado "Movimento Protectorado Lunda Tchokwe".

A acção resultou na morte de seis dos atacantes e ferimento de dois oficiais das forças policiais.

No mesmo dia, em comunicado, o Comando Provincial da Lunda Norte da Polícia Nacional deu conta que a "violenta manifestação", que ocorreu na vila de Cafunfu, município do Cuango (Lunda Norte), resultou, ainda, no ferimento de outros três insurrectos.

A rebelião aconteceu quando os manifestantes desta organização, sem estatuto legal, dirigiram-se às instalações da esquadra policial de Cafunfu, para a sua ocupação, com a pretensão de aposição de uma bandeira pertencente ao movimento.

Esta não é a primeira vez que o auto-denominado "Movimento Protectorado Lunda Tchokwe" pratica actos do género e com recurso a armas de fogo.


Enviar um comentário

0 Comentários